A paleta de cores é um dos elementos mais importantes na hora de projetar um ambiente. Afinal, ela ajuda a ditar o humor e o estilo da decoração, pode influenciar na iluminação e até na temperatura dos espaços.
De olho no que estará em alta para as próximas temporadas quando o assunto é cor, a WGSN, agência mundial de pesquisa de tendências, trouxe uma seleção de cores para 2025 que vai ajudar a projetar ambientes onde será possível descansar, restaurar as energias e buscar inspiração para viver com mais criatividade em um cenário de mudanças.
Tanto na temporada Primavera/Verão quanto na Outono/Inverno, o destaque estará em tonalidades pasteis, que enfatizam a sensação de conforto, em cores vibrantes, que transitam com mais facilidade entre os ambientes digitais e físicos, e nas tonalidades mais escuras e fortes, que cumprirão a missão de levar uma atmosfera de segurança aos espaços. Confira:
Apontada pela WGSN como a cor do ano, “Future Dusk” é um tom entre um azul profundo e um roxo mais sombrio, que traz um toque de mistério aos ambientes e reflete o cenário de mudanças em que vivemos.
Os tons mais escuros e cativantes de roxo e azul trazem a sensação de segurança que buscamos para o futuro e adicionam opulência aos espaços internos. São cores que transitam bem entre ambientes físicos e digitais, que estarão cada vez mais integrados daqui para frente e, no próximo ano, deverão aparecer em composições cheias de camadas e texturas, aplicados em paredes, estofados, tecidos aveludados e esmaltes cerâmicos.
Tons de off-white e bege com subtons mais aquecidos, que lembram a coloração de um chá diluído, e ressaltam um brilho âmbar, estarão em destaque nas paletas de cores como um elemento de neutralidade e naturalidade.
Esses tons podem ser encontrados em madeiras, fibras naturais, tecidos e detalhes artesanais. Eles aumentam a sensação de qualidade e atemporalidade com um visual que é, ao mesmo tempo, rústico e refinado.
Os tons de rosa mais claros, neutros e acinzentados vão levar uma sensação de calma reconfortante aos ambientes em 2025. Apesar de perfeitos para o verão, esses tons são versáteis, por isso fluem bem entre as estações e conquistam diferentes faixas etárias.
Nos projetos de interiores, as principais sugestões de uso para o rosa acinzentado são as paredes, roupas de cama e estofados. O tom combina com uma estética mais minimalista e acabamentos foscos, mas pode ser usado com brilho e muita textura caso a ideia seja criar algo mais ousado.
Azuis mais vibrantes ou com um toque esverdeado, como o turquesa, criam uma ponte entre a realidade e a fantasia, fazendo referência a fenômenos extraordinários da natureza, como a bioluminescência.
A cor terá seu auge no verão mas se comunica bem com as demais estações do ano e pode ser trabalhada em espaços infantis, uma brinquedoteca por exemplo, para proporcionar um ar animado e em vidros coloridos, roupas de cama e objetos de decoração para ambientes ambientes de estar e dormitórios.
Uma cor entre o vermelho e o laranja, com um toque de rosa, o coral promete um apelo para a busca da alegria e nos convida a aproveitar os prazeres da vida.
Para 2025, a proposta é trazer a cor em acessórios decorativos, detalhes nas estampas e peças menores de mobiliário, como poltronas e puffs, mas a aplicação em grandes superfícies também funciona e traz um frescor para o espaço. O coral se destaca ainda mais quando especificado em materiais táteis, tecidos aveludados, acabamentos laqueados e em composições tom sobre tom, que causam um impacto nos ambientes.
Entre as cores para 2025, os tons de amarelo mais radiantes e aquecidos são ideais para projetos convidativos, que busquem um senso de conforto e otimismo. Eles funcionam para diferentes gêneros e idades, são ideais para adicionar uma atmosfera criativa e alegre nos ambientes pensados para crianças e nas áreas praianas e de piscina.
Apesar de ser mais indicado para primavera e verão, os amarelos de subtons quentes levam um brilho solar para os climas frios quando aplicado em pelúcias, tricôs leves, couros sustentáveis e madeiras tingidas.
Um tom escuro, clássico, com apelo luxuoso e atemporal, o cereja tem um toque de sedução e profundidade que funciona muito bem para ambientes que priorizam a hospitalidade e a sofisticação.
Ele se destaca em acabamentos brilhantes, vidros e transparências coloridas e, quando aplicado em superfícies sólidas e porosas, com designs angulados, tem uma característica retrô moderna. No mobiliário, seja em estofados, mesas laterais ou pequenos objetos, a sugestão é aplicá-lo em veludos, camurças, madeira, pedras coloridas e couros.
Brilhante, sensorial e luminoso, este tom de amarelo pastel lembra o brilho do sol e ilumina os ambientes de forma restauradora, contribuindo para uma sensação de segurança.
Versátil, o amarelo pode ser aplicado em estofados, roupas de cama, luminárias e outros objetos de decoração e, quando combinado a tons escuros, pode criar uma paleta de cores mais mística e dramática.
Entre as cores para 2025, este tom de azul tem um caráter mais caloroso, sentimental e refrescante. Com um visual lavado e aspecto lixado, a cor tem também um lado vintage, que a torna ideal para projetos duradouros.
É uma tonalidade versátil, iluminada e discreta, que fala com diferentes estilos e pessoas e pode ser aplicada em espaços de trabalho, nas roupas de cama, estofados e objetos de decoração. Quando combinado a madeiras escuras e tons como o vermelho cereja, o azul retro é elevado a um novo nível.
Brilhante, estimulante e inspirado pela inteligência artificial, o laranja com um brilho neon é perfeito para projetos de interiores que busquem pontos de intensidade, que chamem atenção do olhar instantaneamente.
Por seu caráter vigoroso, os tons alaranjados podem ser de mais difícil aplicação. O segredo para quem não deseja ousar tanto é apostar na cor para destacar detalhes, seja de estampas, bordados, elementos gráficos ou luminosos.
No próximo ano, o verde vai ganhar um tom acinzentado e desaturado nos projetos de interiores, se aproximando de uma cor pastel e quase neutra. É um tom que se destaca quando aplicado em materiais translúcidos e com bastante textura, seja para superfícies macias ou duras.
A combinação de cores feita determinará a característica da cor a se sobressair nos ambientes, a mistura com tons neutros cria uma atmosfera neutra e natural, e a combinação com cores pasteis amplifica o visual suave do verde sálvia.
A Century tem centenas de cores e possibilidades para o seu projeto! Clique e conheça nosso catálogo de tecidos, são mais de 300 opções, com diferentes tonalidade e texturas, que possibilitam a criação de peças únicas, perfeitas para cada ambiente.