Mesmo quando atemporais, os estilos se renovam e se adaptam as mudanças de vida dos consumidores e as novas tendências que surgem a cada temporada. A WGSN, uma agencia mundial de pesquisa de tendências, selecionou as principais estéticas do design de interiores e analisou a evolução de cada uma delas para o próximo ano.
De modo geral, nas próximas estações as tendências seguirão dois caminhos: um mais suave e aconchegante, outro mais expressivo e lúdico. Mas ambos estão reunidos pela crescente vontade das pessoas por uma vida em espaços de bem-estar e que inspirem felicidade.
Além disso, os estilos não precisam funcionar de forma isolada nos ambientes, misturar estéticas para criar algo novo e coeso também é uma tendência para 2024 e uma truque para criar espaços únicos e personalizados.
Acompanhe a evolução estética dos principais estilos de design de interiores para 2024:
A estética industrial vai se tornar mais luxuosa. Formas tubulares, silhuetas arredondadas e pequenos toques de cor suavizam o visual e criam ambientes mais aconchegantes para essa tendência.
As fronteiras entre o mundo físico e o digital tendem a se confundir ainda mais no futuro. Com o aumento do uso de imagens geradas por inteligência artificial, o design de interiores e de móveis caminha para formas surrealistas e futurísticas.
Nos próximos anos o minimalismo será guiado por curvas, suavidades e fortemente influenciado pelos etilos escandinavos e japoneses, como o conceito wabi-sabi. Além disso, o branco e o cinza perdem espaço, enquanto cores e texturas mais quentes serão usadas para aquecer os ambientes.
Como estilo de decoração, a casa de fazenda traz aconchego para o dia a dia. Nas próximas estações, influências minimalistas, escandinavas e coloridas renovam a casa de fazenda e adicionam toques modernos ao visual retro.
Refinado e nostálgico, o estilo boho celebra os anos 70 com um olhar contemporâneo. No caminho contrário ao minimalismo severo, a tendência é criar ambientes mais refinados com intervenções superficiais como roupas de cama e objetos de decoração.
O cottagecore surgiu como uma estética inspirada nas românticas casas de campo e vai se aproximar cada vez mais de um visual atemporal. O sofá Florence by Century é inspirado no estilo cottagecore, ele tem uma capa que o torna mais aconchegante e evoca a estética de chalés ingleses.
A estética retro tem referências diretas no modernismo e no design dos anos 50, como a poltrona Sabre by Century, inspirada nas formas do carro Le Sabre, lançado em 1957. Com linhas simples e discretas, formas gráficas e cores energéticas, a mistura entre o que é antigo e o que é novo vai brilhar no design de interiores nas próximas temporadas.
Descontraída e alegre, a estética costeira é uma tendência de verão que vai do refinado ao kitsch e tem uma profunda ligação com o estilo de vida litorâneo e próximo as águas.
Do digital ao retro, o maximalismo pode ser aplicado a diversos estilos. Nos próximos anos, ganha toques de pessoalidade e uma atmosfera energética, experimental e com abordagem lúdica, que tem potencial para chegar a todos os cômodos da casa e levar essa tendência para um próximo nível.
A estética botânica foca na sobreposição de estampas para trazer a sensação de imersão em uma selva tropical, cheia de referências de design biofílico e com abordagem maximalista. Em sua versão invernal, a botânica se torna mais sombria e para trazer um apelo mais jovem, ganha ares de floresta encantada, como nos contos de fada.
Nos próximos anos a estética glam se tornará mais confortável e mais discreta. Texturas pelúciadas e acolchoadas tornam os ambientes mais aconchegantes, além disso, com menos padrões e estampas e toque românticos nos itens de cama e banho, o glam se torna menos chamativo e mais suave.
Quer conhecer como o conforto Century vai mudar o design de interiores em 2024? Conheça a Perspective, coleção com lançamentos inéditos apresentada no Preview 2023/24. Clique e conheça a nova coleção.