Na contagem regressiva para a participação da Century no iSaloni 2023, trazemos uma prévia do que podemos esperar do evento que acontece na semana que vem, entre 18 e 23 de abril.
Acompanhar as feiras e eventos internacionais ajuda muito a entender como os estilos e o design mundial evoluem e influenciam outras regiões, formas e materiais. O Salone del Mobile se destaca pela relevância das marcas que apresentam seus lançamentos na feira, e pela diversidade do público, que vem de todos os continentes.
Neste ano, espero uma feira muito voltada para as novas formas de morar. O mundo vive uma elevação no custo de vida, reflexo dos últimos anos turbulentos que passamos, e o maior desafio das marcas está em trazer novidades e evoluções que não elevem ainda mais esse custo ao mesmo tempo que atendem os desejos e necessidades dos consumidores.
Como ponto de observação para a feira, espero encontrar marcas preocupadas com o caráter restaurador dos ambientes e em como eles afetam o bem-estar e a saúde. Por isso, tendências que vem sendo indicadas nos últimos meses devem estar bastante presentes: como formas confortantes que mimetizam elementos e habitats naturais. Também espero uma evolução das formas orgânicas que devem afastar-se de características amorfas para algo mais estruturado e que valorize as características físicas dos materiais.
Outra tendência que vem para contrastar esse aspecto são os ambientes com estética digital, que mesclam influências orgânicas e futuristas. Muito inspiradas pelas evoluções da Inteligência Artificial, as formas prometem ser simples, mas com camadas de textura e brilho. Entender como o design italiano vai integrar este estilo é uma das minhas maiores curiosidades sobre o iSaloni.
Temos observado um movimento crescente de interesse por estampas e uso de tecidos menos convencionais. Considerando que algumas marcas da feira costumam apresentar produtos com essas características, penso que neste ano irão nos apresentar tecidos ainda mais expressivos, com cores mais extravagantes. Os metais também prometem essa camada de personalidade mais vibrante.
O minimalismo indica uma renovação com influências retrô. Dois estilos que não costumam conversar muito bem, mas que estão fundindo suas forças. O estilo Cozy dos anos 70, marcado por cores e pelo jogo de silhuetas promete uma fusão com a simplicidade das formas minimalistas. Produtos minimalistas com mais camadas de conforto e de cor ganham relevância e expressam o valor do design em meio a ambientes e cotidianos cada vez mais acelerados.
E, por fim, destaco a presença brasileira na feira, que nos permite levar ao mundo a nossa criatividade e a qualidade dos nossos produtos. A visibilidade e a valorização do design nacional são importantíssimas para a evolução de nossas empresas e profissionais.
A Century tem orgulho de apresentar produtos da coleção Manifesto em um evento tão conceituado, onde apresentaremos nossas leituras das tendências e dos movimentos de design que apostamos.
Pavilhão 24P, Stands F09 F11 G10 G12, Rho Fieramilano, Milão, Itália.
Texto por: Wilian Bertuol
Designer de produtos e coordenador de criação no Design Lab. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de design, Wilian coordena a criação dos produtos Century desde 2022. Apaixonado pelo segmento e fascinado por observar como as tendências e a evolução dos estilos influenciam o dia a dia das pessoas.